Os dias de Carnaval costumam ser agitados para quem quer cair na folia. Para curtir sem riscos, é bom prestar atenção em algumas dicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ter uma boa alimentação, comer frutas e verduras e beber muita água para manter-se hidratado são algumas orientações.
No calor excessivo, é importante consumir bastante água, mesmo se não estiver com sede. Comer alimentos leves, abusar de frutas e sucos, usar roupas leves e sapatos confortáveis devem estar na lista de quem vai curtir a folia. Se optar por bebidas alcoólicas, é importante consumir com moderação, intercalando com água.
Além dos preservativos e do gel lubrificante, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). Ambas utilizam medicamentos que podem ser usados para prevenir a infecção pelo vírus HIV. A principal diferença entre as duas é que a PrEP é tomada antes da exposição ao HIV, enquanto a PEP é usada após uma situação de risco, até no máximo 72 horas. Desde 2022, a PrEP está acessível à população em geral, a partir de 15 anos de idade, nas unidades de saúde da Capital.
Onde testar – Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis nas 134 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).
Nos dias em que as unidades de saúde estão fechadas, os prontos atendimentos oferecem PEP.